Return to homepage
Destinations TUR4all
Browse Tourism resources
Organiza tu viaje
Civitatis logo
Accessible experiences by Civitatis
gui.experience_forced_alt_text

Vila Real de Santo António (VRSA)

| Automatic Translation | 

Here is the beginning of a country, Portugal, a region, the Algarve, land of multiple cultural influences, its position as a border council has always given it a cosmopolitan experience, the synthesis of Al Garb and Andalus.

Numerous terraces provide a way of being relaxed, whether in a city environment or by the sea. Vila Real de Santo António dips its feet in the waters of the River Guadiana, leans over the dunes of Monte Gordo, watches the Atlantic from the fortress of Cacela Velha and picks oranges from the orchards of Cacela. The majestic flight of the stork and the pink hues of the flamingos fill the Nature Reserve with color, while the chameleon rehearses its metamorphoses among the pine trees.

Here, visitors can be surprised by the unexpected, thrilled with the discovery, and finally better understand the people, the traditions, around a table by the sea, a gastronomy scented with herbs and seasoned with sympathy.

Day 1

Visita ao centro histórico

O tempo encarregou-se de inscrever as suas marcas deixando-nos heranças preciosas de que Vila Real de Santo António se orgulha. A baixa pombalina da cidade é, no seu todo, um património indissociável e de matriz única de cidade iluminista criada de raiz.

Para apreciar o plano urbanístico de Vila Real de Santo António é necessário passear pelas suas ruas. Importa começar pela Praça Marquês de Pombal, coração da vila, de empedrado radiante a partir do obelisco erguido em 1776. Ela contém três dos principais elementos urbanos do séc. XVIII: a igreja, o edifício da Câmara Municipal e a antiga Casa da Guarda (hoje edifício de um banco).

Depois, devem percorrer-se alguns quarteirões, erguidos já por iniciativa particular, mas em que é ainda aparente um formulário arquitetónico. A linha de fachadas da Avenida da República, delimitada por dois torreões e contendo o edifício da antiga alfândega, de largo portal e frontão triangular, é o final do percurso. Está-se junto às margens ajardinadas do rio Guadiana, tendo em frente a cidade espanhola de Ayamonte

Day 2

As praias e a Ria Formosa

As praias do concelho de Vila Real de Santo António são convidativas, o mar calmo e cálido espraiando-se em vastos areais, por entre as curvas caprichosas das dunas, resguardadas pela sombra dos pinhais e, opor fim, pelos canais da Ria Formosa. Cenários de contraste, numa mostra caprichosa da Natureza.

A curva graciosa da baía de Monte Gordo abriga uma das melhores praias, familiar, calorosa, a que os barcos de pesca artesanal emprestam colorido, quando, tais gaivotas poisam no areal no fim da faina. A moldura verdejante do pinhal cria um ambiente de frescura inexcedível, misturando na mesma paleta o azul do mar e o verde das árvores.

 

Day 3

A paisagens de Cacela Velha

Este núcleo é constituído pelas zonas balneares da Lota, Manta Rota e Fábrica. Os seus areais estão localizados numa das mais bem preservadas faixas do litoral e já foram distinguidas pela revista “Traveler” como uma das melhores praias do mundo. A península de Cacela Velha, já dentro da Ria Formosa, fica no fino cordão de areia a que se acede por barco. É um sítio mágico, porque a dada altura, estamos rodeados de um lado pelo canal da Ria e do outro pelo oceano infinito. Ao longe vogam os barcos de pesca, aqui e acolá o mariscador debruça-se, em gestos ancestrais, sobre os viveiros de amêijoas e de ostras que mais tarde poderemos saborear. Na aldeia de Cacela Velha, localizada sobre o extenso mar que banha as Praias de Cacela, é possível contemplar uma das mais belas paisagens panorâmicas do sotavento algarvio e o melhor pôr-do-sol do Algarve.

Key information:

  • Autocarro Social

Os autocarros sociais destinam-se a cobrir algumas falhas sentidas por sectores da população em zonas que não dispõem de rede de transportes públicos, já que não chega a todas as freguesias do concelho. 

Consulte os horários:

Horário autocarros

  • Ligações fluviais a Ayamonte (Espanha)

Antes da inauguração da Ponte Internacional sobre o Guadiana, era esta a única forma de visitar a vizinha Espanha, através do Posto de Fronteira instalado na cidade de Vila Real de Santo António. Os tempos mudaram e a nova Ponte facilitou em muito o trânsito para a outra margem e as deslocações a Espanha. Mas a ligação fluvial pode ser uma boa alternativa para quem pretende visitar a vizinha cidade de Ayamonte e não sabe muito bem onde estacionar por lá. Os horários são os seguintes:

Consulte os horários:

Transportes Fluviais - VRSA - Ayamonte

  • Ligações ferroviárias

A ligação ferroviária permite a ligação não só ao Algarve (linha regional), mas também a Lisboa (em apenas 3,5 horas) e ao Porto (em 6 horas) através do comboio Alfa Pendular.

Consulte os horários:

www.cp.pt

Serviço Integrado de Mobilidade – (351) 707 210 746

apoioaocliente@cp.pt

https://www.cp.pt/passageiros/pt/informacao-cliente/cne

  • Ligações rodoviárias

Pode contar com uma rede nacional de expressos de alta qualidade que liga o a cidade de Vila Real de Santo António a todo o país e à vizinha Espanha.

Pode consultar mais informações sobre destinos e horários aqui:

https://eva-bus.com/

https://rede-expressos.pt/pt

  • Táxis

Existem táxis adaptados para quem tem mobilidade reduzida. Dispõem de plataformas de embarque, cintos de segurança adaptados, dispositivos para fixação de cadeiras de rodas ou uma porta com ângulo de abertura superior. Estes táxis podem ser solicitados através das centrais de táxis. Mais informação aqui.

(+351) 707 277 277

(+351) 911 910 808

(+351) 965 020 808

(+351) 934 430 808

ANTRAL - delegação regional

(+351) 289 827 203

  • Serviços de Transfer

Algumas empresas/agências de viagens que prestam serviços privados de transporte dispõem de viaturas adaptadas para pessoas com mobilidade reduzida.

Aqui segue o contacto de uma na região - https://turfortes.com/

 

You're in : Experiences >> Vila-real-de-santo-antonio-vrsa