TUR4all: Turismo accesible

Return to homepage
Participate | Start session

TUR4all login

Or create your account here

Subcategory pictogram

Alfândega Régia - Museu da Construção Naval - Nau Quinhentista

Monuments - Other historical heritage monuments


O edifício da Alfândega Régia - Museu de Construção Naval fica situado no coração da zona ribeirinha de Vila do Conde, onde, outrora, laboraram os estaleiros navais vila-condenses. Em pleno século XV, o apogeu do comércio marítimo provoca um crescente movimento nos portos do reino, ao qual o porto de Vila do Conde não é exceção. Assim, neste contexto D. João II, por carta de 27 de Fevereiro de 1487, cria a Alfândega Régia de Vila do Conde. O edifício sofreu, ao longo do século XVIII, sucessivas ampliações de modo a colmatar as necessidades ditadas pelo intenso tráfego comercial que então se fazia sentir. A exposição permanente patente ao público, assume três vertentes, as quais traduzem a função do Museu: a Navegação Portuguesa, nomeadamente aquela que tem origem e destino em Vila do Conde; a história da Alfândega Régia e seu funcionamento, oficiais e produtos desalfandegados; a história da Construção Naval, tipos de barcos construídos em Vila do Conde e respetivos processos construtivos. Nas mesmas instalações, está sedeado o Centro de Documentação dos Portos Marítimos Quinhentistas CEDOPORMAR, extensão especializada do Arquivo Municipal de Vila do Conde, sobre a história dos burgos marítimos portugueses, destacando-se como primeiro núcleo “Vila do Conde Quinhentista”, da construção naval, navegações e do comércio ultramarino no período quinhentista. Nau Quinhentista Fundeada desde 2007 nas águas do rio Ave, a réplica da Nau Quinhentista, construída pelos estaleiros Samuel & Filhos, Lda, de Vila do Conde, é um importante e precioso complemento ao núcleo museológico Alfândega Régia - Museu de Construção Naval. Para além de um importante elemento de atração turística e lúdica, tem uma função pedagógica, pois, construída com o maior respeito pelas investigações científicas da responsabilidade do Almirante Rogério d’ Oliveira, incorpora o saber ancestral dos carpinteiros e calafates dos estaleiros vilacondenses. A nau portuguesa do século XVI era um navio redondo, de alto bordo, com uma relação de 3:1 entre o comprimento e a largura máxima, três ou quatro cobertas, castelos de popa e de proa, com três e dois pavimentos, respetivamente, cuja arquitetura se integra perfeitamente no casco; arvorava três mastros, o grande e o traquete com pano redondo, e o da mezena com pano latino. A nau assim concebida satisfazia uma maior necessidade de capacidade de carga do que a conhecida até então nas navegações portuguesas. As viagens para a Índia eram tão longas, que forçavam os navios ao transporte de grande quantidade de alimentos sólidos e líquidos para o sustento da tripulação, tanto mais que a rota impunha longos períodos de navegação sem se ver a costa ou quaisquer pontos de apoio. Acrescia o fator comercial: o comércio das especiarias implicava o transporte de uma carga valiosa, mas volumosa, que requeria espaços adequados para o seu acondicionamento. A tudo respondia a nau, com o seu casco bojudo, e ampla capacidade de acomodação.

Accessibility rating

4 out of 9 positive ratings

Overall rating:
3 / 5 3 / 5

These ratings have been made by users according to their own experiences, PREDIF is not to be held professionally responsible for the opinions expressed by them.

Street
Rua Cais da Alfândega, 4480-072
Vila Do Conde, Vila Do Conde (Porto)
Portugal

Contact
Tel 252 248 468
museus@cm-viladoconde.pt
https://www.cm-viladoconde.pt/pages/244

Have you been able to reach and access the resource without trouble (100% positive responses) (100% positive responses)

Can a wheelchair user reach and access the resource without trouble (100% positive responses) (100% positive responses)

Does it have an accessible bathroom (100% positive responses) (100% positive responses)

Would you recommend this resource to other people with disabilities (100% positive responses) (100% positive responses)

Overall rating:
3 / 5 3 / 5

Ratings distribution:

0 0
0
0 ⭐⭐
1 ⭐⭐⭐
0 ⭐⭐⭐⭐
0 ⭐⭐⭐⭐⭐

These ratings have been made by users according to their own experiences, PREDIF is not to be held professionally responsible for the opinions expressed by them.

The establishment has not been assessed

The establishment has not been assessed